sábado, 4 de abril de 2009

... E AS CHUVAS CHEGARAM (1939)





The rains came









Direção: Clarence Brown

Roteiro: Philip Dunne, Julien Josephson

Produção: Darryl F. Zanuck

Música Original: Alfred Newman, Lal Chand

Música Não Original: Ludwig van Beethoven, Henry Carey

Fotografia: Arthur C. Miller

Edição: Barbara McLean

Direção de Arte: William Darling, George Dudley

Figurino: Gwen Wakeling

Efeitos Especiais: Edmund H. Hansen, Fred Sersen

Efeitos Sonoros: Edmund H. Hansen, Roger Heman Sr., Alfred Bruzlin

País: USA

Gênero: Drama, Aventura

Nota: 7,4

Prêmios: Academia de Hollywood - Oscar de Melhores Efeitos Especiais



Indicações: Academia de Hollywood - Indicado aos Oscars de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Sonoros

Filme assistido em: 1948

Elenco
Ator / Atriz ----- Personagem
Myrna Loy ----- Lady Edwina Esketh
Tyrone Power ----- Major Rama Safti
George Brent ----- Tom Ransome
Brenda Joyce ----- Fern Simon
Nigel Bruce ----- Lorde Esketh
Maria Ouspenskaya ----- Marajoa
Marjorie Rambeau ----- Sra. Simon
Harry Hayden ----- Rev. Elmer Simon
Jane Darwell ----- Sra. Smiley (Tia Phoebe)
Henry Travers ----- Rev. Homer Smiley
Joseph Schildkraut ----- Sr. Bannerjee
Mary Nash ----- Srta. MacDaid
H. B. Warner ----- Marajá Singhj Bahadur
Laura Hope Crews ----- Lily Hoggett-Egburry
William Royle ----- Raschid Ali Kahn
Montague Shaw ----- General Keith
Herbert Evans Bates, ----- mordomo dos Esketh
Mara Alexander ----- Sra. Bannerjee
Abner Biberman ----- John
Sonie Charsaky ----- Princesa
Guy D'Ennery ----- Sr. Durga
Rosina Galli ----- Enfermeira
Leyland Hodgson ----- Médico
Connie Leon ----- Enfermeira


Sinopse

Lady Edwina Esketh é uma rica e atraente inglesa, casada com o Lorde Esketh, um homem de negócios de meia-idade. Edwina não ama o marido, o que a leva a manter casos extraconjugais.

Ao acompanhar Lorde Esketh em uma viagem à Ranchipur, ela encontra um antigo amante, Tom Ransome, agora residindo na Índia, onde pode viver a um custo mais baixo. Tom mantém um relacionamento com a jovem Fern Simon, filha de um ambicioso casal de missionários que gostaria de ver a filha casada com um aristocrata.

Tom tenta renovar seu antigo caso com Edwina, mas esta não está mais interessada nele, já que, ao chegar, conheceu o simpático médico, Dr. Safti, filho adotivo do marajá Singhj Bahadur e da marajoa, que poderá um dia vir a herdar o trono. Dr. Safti, entretanto, com sua vida totalmente dedicada a seu povo, não se mostra interessado em entrar numa aventura com a recém-chegada inglesa. Tal rejeição faz com que ela fique cada vez mais determinada a conquistá-lo.

Quando um violento terremoto se abate sobre Ranchipur, o paredão de uma enorme represa se rompe, inundando e destruindo grande parte da cidade. Milhares de pessoas são mortas, inclusive Lorde Esketh e o marajá.

No rastro de tamanha calamidade pública, a malária se espalha por Ranchipur, atacando muitos dos que conseguiram sobreviver ao terremoto e às inundações. Agora, profundamente apaixonada por Safti, Edwina está determinada a provar que é uma nova mulher. Assim, passa a ajudá-lo a cuidar de milhares de pessoas doentes e feridas. Safti, por outro lado, finalmente admite que a ama, mas tal felicidade dura pouco, uma vez que, acidentalmente, ela bebe água num copo infectado com um vírus mortal, adoece e morre.

...

Críticas

Baseado no popular livro 'The Rains Came', de Louis Bromfield, "... E as Chuvas Chegaram" é um ótimo e romântico melodrama passado na fictícia província de Ranchipur, Índia.

Realizado pelo cineasta Clarence Brown, o filme parte de um bom roteiro, assinado por Philip Dunne e Julien Josephson, os quais procuraram retirar todo o conteúdo político-social contido na obra de Bromfield.

A fotografia de Arthur C. Miller e a trilha sonora de Alfred Newman são ótimas. Mas são os efeitos especiais, assinados por Edmund H. Hansen e Fred Sersen, o ponto alto do filme, ao retratar de forma magnífica o espetacular terremoto, o rompimento da represa e as conseqüentes inundações que se seguem.

No elenco, Myrna Loy e Maria Ouspenskaya apresentam sólidas interpretações. Tyrone Power e George Brent, muito bem dirigidos por Clarence Brown, realizam um bom trabalho. O filme marca, ainda, a estréia de Brenda Joyce no cinema, aos 22 anos, e ela se sai bem.

CAA

Nenhum comentário: