quarta-feira, 1 de abril de 2009

Casos Simples

A obsessão Simples foi descrita
pelo Espírito Dr. Bezerra de
Menezes, na obra "Dramas da
Obsessão", como um processo
ignorado por todos, até mesmo
pelo obsediado.

Sem manifestações ostensivas, não visa alterar as faculdades mentais, porém age com sutileza, através de sugestões constantes, lentamente, mas de maneira sistemática, solapando as forças morais da vítima, tornando-a incapaz de reações salvadoras. Sob essa pressão magnética doentia, o assediado vê-se dono de uma tristeza enorme e de um desânimo avassalador, tornando-se apavorado perante a vida. Tudo lhe causa impressão de perigo e de desgraça iminente.


Casos Complicados

O Codificador registra a existência de fatos mais graves (de subjugação, por exemplo), em que a vontade do obsediado fica totalmente comprometida. Este tem necessidade, primeiro, da assistência de alguém de força moral (refere-se Kardec ao dirigente dos Trabalhos de Desobsessão) para auxiliá-lo a livrar-se do acompanhante desencarnado e, segundo, da aplicação do magnetismo, conforme uso nas boas Casas Espíritas.
Os processos de obsessão apresentam um sintoma característico: o obsediado fica com seu perispírito impregnado de uma substância viscosa e escura, fruto do bombardeio fluídico persistente do meliante do Espaço. Médiuns de maior prática e sensibilidade podem "sentir" essa impressão de viscosidade em criaturas muito atacadas.

Nenhum comentário: