sábado, 28 de março de 2009

Juventude Transviada



Divulgação
SINOPSE
Ao entrar na nova escola, um adolescente incompreendido entra em conflito com uma gangue de rebeldes e participa de um desafio mortal. Além disso, ele se envolve com a ex-namorada do rival e com um garoto mais novo que o idolatra.

COMENTÁRIOS
"Juventude Transviada" foi o segundo dos três filmes que James Dean estrelou antes de morrer tragicamente. O longa ficou com fama de "pé-frio" porque, além de Dean, também morreram tragicamente Nick Adams (um dos membros da gangue nesse filme e astro do seriado "The Rebel"), de overdose em 1968, Sal Mineo, assassinado em 1976, e Natalie Wood, afogada em 1981.

O filme foi indicado ao Oscar de roteiro original e ator coadjuvante (o jovem Mineo) e foi rodado com o título "Blind Run", abordando um tema pouco discutido na época, a delinqüência juvenil.

O título nacional aproveitou uma frase da moda, utilizada pela revista "O Cruzeiro", em 1954, para o noticiar o famoso "caso Aida Cury", em que uma jovem morrera ao cair de um edifício em Copacabana depois de ter resistido ao assédio sexual de dois rapazes. O "correto" seria a tradução literal, "Rebelde sem Causa".

De qualquer forma, a fita no Brasil, além de ser proibida para menores, serviu para popularizar a jaqueta vermelha que Dean usava.

Curiosidades
A Warner pretendia colocar no elenco Tab Hunter e Jayne Mansfield como os astros principais do filme. Na cena de luta com navalha, Dean e Corey Allen usaram armas de verdade e coletes protetores (a cena, como grande parte do filme, foi rodada no observatório do Griffith Park, em Los Angeles).

A cena da piscina foi rodada na a antiga mansão dos Getty, a mesma que foi utilizada em "Crepúsculo dos Deuses". Natalie Wood, que ainda freqüentava o curso secundário, atuou em "Juventude Transviada" contra a vontade dos pais dela, que não aprovaram a mensagem do script.

Durante as filmagens, Natalie teve um caso com o diretor Nicholas Ray, bem mais velho que ela. Mineo, que depois se assumiria gay, tinha uma paixão platônica por Dean. Jim Backus, que faz o pai de Dean, era a voz do personagem do desenho "Mister Magoo". O diretor Ray aparece na cena final como uma figura solitária, andando no planetário.

"Juventude Transviada" foi proibido na Espanha e Inglaterra por incitar os jovens à violência. O filme começou a ser feito em preto-e-branco, mas, por ser em cinemascope, teve de ser refilmado do começo em cores.

Como todo grande filme cult, esse também é imperfeito. Os adolescentes são adultos demais, e todos sabem expor seus problemas e definir os culpados (que invariavelmente são os pais que não sabem dar amor, atenção ou valor).

Embora esse tema fosse até inovador na época, hoje eles parecem articulados demais e por vezes caem no clichê. Isso, porém, não tira as qualidades do filme, a começar pelo inegável carisma de James Dean, um ator dado a exageros, mas que também sabia segurar uma cena.

Natalie estava no auge de sua espontaneidade, e Mineo tem o tom correto de ambigüidade e mistério para o personagem difícil de Plato, o único que não se define, deixa a empregada falar por ele. O diretor Ray tinha talento para compor imagens em widescreen, o que fica claro desde a cena de abertura com Dean no chão com o brinquedinho e toda a seqüência da corrida de carros iniciada por Natalie (que ainda resiste muito bem).

Na verdade, o relacionamento entre o trio, quase como uma minifamília na mansão vazia, é bastante comovente. O filme foi um marco do gênero e na descoberta do público adolescente como tema e alvo consumidor desse tipo de história.

Edição especial é lançada em dois DVDs. No disco 1, há o filme restaurado digitalmente, com comentários sem legendas do biógrafo Douglas L. Rathgeb. Há também os extras: "Relembrando James Dean" (documentário de TV, de Jack Haley Jr, de 1975, apresentado por Peter Lawford, que entrevista Natalie Wood, Steve Allen, Sal Mineo, além de palavras de Rock Hudson), "Juventude Transviada/Inocentes Provocadores" (making of retrospectivo e atual com o roteirista Stewart Stern, Dennis Hopper, Corey Allen, Beverly Long, William Bast, Michael Crawford e outros), "Os Bastidores" (programa de TV "Por Trás da Câmeras" em preto e branco, dos anos 50, apresentado pelo ator Gig Young, que visita os bastidores dos filmes da Warner e entrevista Natalie Wood, Jim Backus, o produtor Weisbart, além da famosa entrevista com Dean, que disse ser mais cuidadoso na direção de carros e aconselha o espectador a não correr demais), testes de guarda-roupa, trailer, testes para o filme (com o trio de atores centrais), cenas eliminadas. Tudo, exceto o trailer, legendado.

Título original: Rebel without a Cause (EUA, 1955)
Diretor: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood, Jim Backus, Sal Mineo, Ann Doran, Dennis Hopper, Corey Allen, Nick Adams, William Hopper
Extras: "Relembrando James Dean", "Juventude Transviada/Inocentes Provocadores", "Os Bastidores", testes de guarda-roupa, trailer, testes para o filme, cenas eliminadas
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Chinês, Coreano, Indonésio
Gênero: Drama
Duração: 111 min. Cor
Distribuidora: Warner

Nenhum comentário: