domingo, 29 de março de 2009



A história girava em torno das aventuras de Flash Gordon, cujo nome batizava a série, e seus acompanhantes, Dr. Hans Zarkov e Dale Arden. A história começa com o Dr. Zarkov inventando um foguete, no qual os três fazem uma viagem ao planeta Mongo, onde naufragam. Mongo é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso.

Logo após sua chegada, os três terrestres fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming. Ming baniu o príncipe e seus seguidores — incluindo a própria filha, Aura, noiva de Barin — para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono.

Filmes

Filme (1980)

Em 1980, o produtor Dino De Laurentiis lançou o longa-metragem "Flash Gordon", estrelado por Sam J. Jones no papel principal, Melody Anderson como Dale Arden, Chaim Topol como Dr. Zarkov, Max von Sydow como Ming, Timothy Dalton como príncipe Barin e Ornella Muti como Aura. Embora não tenha sido um sucesso de crítica, o filme ganhou certo destaque por sua trilha sonora, composta e interpretada pela banda Queen.

Ao longo dos anos, por seu estilo afetado, o filme ganhou o status de "cult" entre os fãs de ficção científica. Muitas de suas falas são cheias de duplos sentidos, e este senso de humor que o permeia contribuiu fortemente para a afeição coletiva que a lembrança do filme desperta. Um bom exemplo disto é o actor Brian Blessed, que até hoje ainda é lembrado pelo público britânico por seu papel de príncipe Vultan no filme, embora desde então ele tenha feito inúmeros outros trabalhos sérios em cinema, teatro e televisão.

Flesh Gordon (paródia)

Uma paródia semi-pornográfica intitulada Flesh Gordon foi lançada em 1972. Ela também transformou-se num "cult" e acabou gerando uma seqüência em 1989, Flesh Gordon Meets the Cosmic Cheerleaders.
Futuros lançamentos

Em 2004, Stephen Sommers, diretor de Van Helsing e The Mummy, comprou os direitos de filmagem de Flash Gordon. Embora se houvesse falado num provável lançamento para o verão de 2007, até meados de 2006 nenhum nome havia ainda sido indicado para compor o elenco da produção.

Flash Gordon aparece em três séries estreladas por Buster Crabbe: Flash Gordon, de 1936, Flash Gordon's Trip to Mars (1938), e Flash Gordon Conquers the Universe (1940).

Steve Holland estrelou entre 1954-1955 a série de TV Flash Gordon, que durou 39 episódios. A série ostentava o diferencial de ter sido filmada em Berlim Ocidental, menos de uma década depois do fim da II Guerra Mundial. Foi remontado como filme em 1957.

Em 2007, o canal americano Sci-Fi Channel passa a exibir a série "Flash Gordon", estrelada pelo ator Eric Johnson. A primeira temporada vai ao ar a partir do dia 10 de agosto e terá ao todo 22 episódios. Na trama, Steven Gordon é um jovem marcado por uma tragédia familiar: a morte de seu pai num estranho incêndio em um laboratório, que ocorrera quando o herói tinha apenas 13 anos. Passados alguns anos, Steven descobre que o incêndio tem relação com um objeto vindo do espaço. Com a ajuda de seus amigos Dale Arden (Gina Holden) e o cientista Hans Zarlov (Jody Racicot), Flash descobre que o acidente está ligado ao ditador intergaláctico Ming (John Ralston), que deseja destruir toda a humanidade.


Em 1979, a Filmation produziu uma série em desenho animado baseada nas histórias em quadrinhos ("The New Adventures of Flash Gordon"), e sua primeira temporada é lembrada como um dos melhores trabalhos do estúdio. Embora esta série tenha sido lançada primeiro, o filme para TV Flash Gordon, the Greatest Adventure of Them All, foi produzido antes.

Em 1986, o desenho animado Defensores da Terra mostrou Flash em ação com seus colegas do King Features Syndicate, Fantasma e Mandrake. Em 1996, a Hearst Entertainment apresentou uma nova série de Flash Gordon em desenho animado, onde vários conceitos básicos do personagem e seu universo foram revistos (por exemplo, Flash e Dale são dois adolescentes, Barin possui uma aparência hispânica, e Ming e Aura pertencem agora a uma raça de reptilóides).


Em 1935, as tiras de quadrinhos foram adaptadas para a série radiofônica The Amazing Interplanetary Adventures of Flash Gordon, que durou 26 episódios e seguiu com bastante fidelidade a versão impressa, exceto pelos dois últimos episódios, onde Flash e seus amigos encontram Jim das Selvas, outro personagem de Alex Raymond.

Aparentemente, uma segunda série intitulada The Further Interplanetary Adventures of Flash Gordan foi ao ar em 1936.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_Gordon

Nenhum comentário: