sábado, 21 de março de 2009

A ÁRVORE DA VIDA




Elenco
Montgomery Clift (John Wickliff Shawnessy)
Elizabeth Taylor (Susanna Drake)
Eva Marie Saint (Nell Gaither)
Nigel Patrick (Prof. Jerusalem Webster Stiles)
Lee Marvin (Orville "Flash" Perkins)
Rod Taylor (Garwood B. Jones)
Agnes Moorehead (Ellen Shawnessy)
Walter Abel (T.D. Shawnessy)
Jarma Lewis (Barbara Drake)
Tom Drake (Bobby Drake)
Rhys Williams (Ezra Gray)
Russell Collins (Niles Foster)
DeForest Kelley (Oficial)



Sinopse
Raintree, Indiana, 1959. John Wickliff Shawnessy (Montgomery Clift) é um jovem que sonha ser escritor. Ele está apaixonado por Nell Gaither (Eva Marie Saint), que conhece há vários anos, e é correspondido. Influenciado por seu professor, Jerusalem Webster Stiles (Nigel Patrick), John sonha em encontrar a mítica árvore da vida. Mas sua vida muda ao conhecer Susanna Drake (Elizabeth Taylor), uma bela e rica moça de Nova Orleans, com quem se envolve. Shawnessy ignorava que ela tinha um desequilíbrio emocional e era ardilosa, tanto que mente para John, dizendo que estava grávida, para afastar de vez Nell e se casar com ele, o que acaba acontecendo. Quando eclode a Guerra da Secessão ele, que era contra a escravidão, ao contrário de Susanna, se alista no exército da União. Paralelamente sua mulher entra em depressão e, como a mãe dela morreu louca em um hospício, parece que ela herdou pelo menos parte desta loucura.

Premiações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Elizabeth Taylor), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Nigel Patrick).


Curiosidades
- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Edward Dmytryk e o ator Montgomery Clift trabalharam juntos. O posterior foi Os Deuses Vencidos (1958).

- Este é o 2º de 3 filmes em que Montgomery Clift e Elizabeth Taylor atuaram juntos. Os demais foram Um Lugar ao Sol (1951) e De Repente, No Último Verão (1959).

- Em 12 de maio de 1956, durante as filmagens de A Árvore da Vida, Montgomery Clift sofreu um sério acidente de carro ao retornar de uma festa na casa de Elizabeth Taylor. Kevin McCarthy, amigo do ator, presenciou o acidente de dentro de seu carro e retornou à casa de Taylor. De lá a atriz e seu marido, Michael Wilding, além do ator Rock Hudson, partiram imediatamente para o local do acidente.

- Ao chegar Elizabeth Taylor entrou no carro de Montgomery Clift pela porta de trás, rastejou até o banco da frente e retirou dois dentes da garganta de Clift, que estavam sufocando-o.

- Rock Hudson conseguiu retirar Montgomery Clift de dentro do carro, com os atores impedindo que ele fosse fotografado pela imprensa até a chegada da ambulância.

- A imprensa soube do acidente tão logo ele foi relatado na delegacia de polícia. Os primeiros repórteres chegaram ao local quando Montgomery Clift ainda estava dentro do carro.

- Após 9 semanas de recuperação, Montgomery Clift retornou aos sets de filmagens e concluiu sua participação em A Árvore da Vida. Porém o ator enfrentou diversas dificuldades, já que teve que passar por várias operações plásticas e o lado esquerdo de sua face estava praticamente paralizado.

- As filmagens ocorreram entre 2 de abril e 29 de agosto de 1956.

- Até a época de seu lançamento era o filme mais caro já feito até então. Seu orçamento foi de US$ 5 milhões.

Nenhum comentário: