sexta-feira, 1 de maio de 2009

COMO LIDAR COM A MÁGOA

anjosearcanjos

A mágoa é uma das maiores fraquezas humanas, faz parte da natureza do homem sentir-se magoado, mas, também é parte da natureza humana, restaurada por Jesus, mudar, pois mágoas podem transtornar profundamente nossas vidas.

Sabemos que estamos magoados quando existe persistência de velhas memórias, preservação de raiva e antigos pesares. A pessoa presa na mágoa é uma pessoa triste e a tristeza é o que mais envelhece. “A bíblia diz que um coração alegre é medicina e aformoseia o rosto.”

Existem pessoas que gastam muito dinheiro e tempo colocando toda a sua energia para maquiar o seu interior. Essas pessoas não são felizes, nunca estão satisfeitas ou estão sempre passando por algum problema. Elas carregam dentro de si uma tristeza que reflete a falta de perdão da mágoa ou do ressentimento antigo. A bíblia nos ensina que nada acontece por acaso, nem um fio de cabelo cai de nossa cabeça sem o consentimento de Deus. Mas, Ele nos deu o livre arbítrio com o qual somos capazes de fazer as nossas escolhas.

Passar por um problema, fingir que nada aconteceu e que tudo está bem não resolve, faz com que a mágoa seja acumulada, para lidar com essa dor precisamos admitir que fomos feridos. Muitas pessoas ficam doentes porque não conseguem admitir seus sentimentos e falar sobre sua dor. Ouve-se falar que mágoa, tristeza e ressentimento não matam ninguém, mas isso não é verdade. Infelicidade e tristeza destroem e matam, principalmente se acumuladas. É difícil combater a mágoa e não existe uma receita para fazer isso, mas há um caminho que podemos seguir. Precisamos aprender a sentir a dor e chorar diante de Deus, pois a cura começa quando sentimos e admitimos a verdade da mágoa.

Jesus nos ensinou, em seu relacionamento com seus discípulos, que não devemos guardar as coisas. E a chave para lidar com a mágoa é o perdão. Sentir nossa dor e procurar a pessoa para informá-la de como e quanto nos feriu

tem que ser acompanhado pelo perdão.

As pessoas que dizem não poder perdoar na verdade não querem consentir o perdão. Existe um poder maior do que nós e habita em nossos corações, o Espírito Santo, e quando nós queremos, Ele tem poder para pegar qualquer tipo de mágoa e perdoar.

E qual é a nossa desculpa? O tempo passa e se não resolvermos as situações de mágoa em vez de guardá-las em nossos corações, vamos envelhecer com a tristeza. Ao perdoar somos nós os primeiros beneficiados, quando liberamos alguém em nossa vida isso se reverte em benefício.

Tudo que encontramos no evangelho é para nosso crescimento, mas insistimos em viver da nossa própria maneira. Precisamos resolver nossas mágoas, principalmente a mágoa de Deus..

Lembre-se que Jesus enfrentou sua dor para nos deixar não só a redenção, mas nos mostrar a maior das lições: o verdadeiro amor não é egoísta, não guarda rancor e perdoa.

Nenhum comentário: