quinta-feira, 28 de maio de 2009

A beleza acontece quando a eternidade toca o tempo. Rubem Alves

Felicidade é discreta,

silenciosa e frágil,

como a bolha de sabão.

Vai-se muito rápido, mas sempre

se podem assoprar outras.

Vai-se muito rápido, mas sempre

se podem assoprar outras.

Quem é rico em sonhos não envelhece nunca.

Pode até ser que

morra de repente.

Mas morrerá

em pleno vôo.

O que é muito bonito.

Mas morrerá

em pleno vôo.

O que é muito bonito.

Eternidade

é o tempo quando o longe fica perto.

Não quero nem subir para os céus,

nem progredir para frente.

Quero mesmo é voltar para os lugares e os tempos que amei e perdi.

A alma é o lugar da saudade.

A alma é o lugar da saudade.

Não quero nem subir para os céus,

nem progredir para frente.

Quero mesmo é voltar para os lugares e os tempos que amei e perdi.

Velhice é quando o rio se prepara

para converter-se em mar.

Para tudo há um tempo.

Mas Deus colocou o coração do homem para além do tempo, na eternidade.

Para tudo há um tempo.

Mas Deus colocou o coração do homem para além do tempo, na eternidade.

Seremos sábios quando nos tornarmos crianças:

essa é a essência da sabedoria bíblica.

Deus é alegria.

Uma criança é alegria.

Deus e uma criança têm isso em comum:

ambos sabem que o universo

é uma caixa de brinquedos.

Deus vê o mundo

com olhos de criança.

Está sempre à procura de companheiros

para brincar.

Eu poderia ter sido jardineiro...

Como não fui, tento fazer

jardinagem como educador,

ensinando às crianças,

minhas amigas, o encanto

pela natureza.

Eu poderia ter sido jardineiro...

Como não fui, tento fazer

jardinagem como educador,

ensinando às crianças,

minhas amigas, o encanto

pela natureza.

O jardim é a face divina da nostalgia que mora em nós.


Jardins bonitos

há muitos,

mas só traz alegria o jardim que nascer dentro da gente.

Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora,

nasce a primavera do lado de dentro.


Esperança é quando, sendo inverno do lado de fora,

a despeito dele brilha o Sol de verão no lado de dentro.

Já tive medo da morte.

Hoje não tenho mais.

O que sinto é uma

enorme tristeza.

Concordo com

Mario Quintana:

"Morrer, que

me importa? (...)

O diabo é

deixar de viver."

A vida é tão boa! Não quero ir embora...

A vida, para ser bela, deve estar cercada de verdade, de bondade, de liberdade

Essas são as coisas pelas quais

vale a pena morrer.


Verdade, Bondade, Liberdade...





Texto da apresentação:

Citações da obra

“O Melhor de Rubem Alves”,

Editora Nossa Cultura

Nenhum comentário: