De:
Alamar Régis Carvalho
Para:
Ray Pinheiro
Assunto: Carta à ANATEL e ao
Ministro das Comunicações
|
Conheça o melhor receptor de satélite
Quem está usando está adorando
Se você não tem uma
antena parabólica em casa, agora tem motivo para ter uma, se já
possui, durante anos, tem visto apenas os canais de televisão
analógicos, no máximo 32, vários deles com chuviscos, qualidade
baixa de imagem e de som. É que o seu aparelho, como o de milhões de
pessoas, é analógico, operando num sistema antigo de TV, que já está
em extinção no mundo. Pode jogar no lixo, que tem coisa muito
melhor.
Hoje já existem os
receptores
digitais, que todo mundo está
querendo ter em casa. O número de canais disponíveis é
incomparavelmente maior e você pode, inclusive, ter várias antenas
ligadas no mesmo receptor, o que lhe permite ter centenas de canais, DE GRAÇA, sem que seja pirataria de
TV.
E tem mais: entre
esses, você poderá ver, também, os CANAIS DE ALTA DEFINIÇÃO, o famoso HDTV, que todo
mundo quer ter em casa, porque de fato é uma beleza.
O diferencial deste
equipamento que oferecemos é que ele é analógico e digital, ao mesmo
tempo, permitindo que você veja os canais antigos, que já assistia,
e mais os digitais, inclusive os canais HDTV. Atualmente no satélite C2 (antigo B1) esse
mesmo aonde você já assiste aos canais analógicos, temos a Rede
Record, Rede TV, Bandeirantes e Rede Vida com sinais em HD. (HD =
alta definição) Não precisa
trocar a sua antena parabólica, porque você vai usá-la do mesmo
jeito. Basta trocar o aparelho velho pelo novo, na sua estante,
ligando os cabinhos atrás e não precisa nem de técnico para isto.
Além dessas emissoras em HD
já citadas temos outras emissoras brasileiras presentes em outros
satélites também transmitindo em HD, como a TV Aparecida e Canção
Nova e brevemente mais outras emissoras.
MidiaBoX SHD7050 é
o novo aparelho que eu estou vendendo para os meus amigos, comprando
aqui em São Paulo, diretamente da fábrica, para sair com um preço
mais em conta para os amigos, posto que o meu objetivo maior é
possibilitar ao maior número possível de pessoas assistirem aos meus
programas de TV. É um equipamento digital, é analógico, é HDTV, é
3D, é DVBS e DVBS2 e ainda permite a você gravar a programação em PEN Drive ou HD
externo. Você pode assistir a
centenas de canais digitais, inclusive em alta definição, de graça,
em sua casa, sem que seja pirataria.
Esta sim, é a
verdadeira televisão LIVRE, por um custo de equipamento bem melhor e
com muito mais canais disponíveis.
Se você quiser
adquirir, entre no próprio site www.alamarregis.com
e faça a compra lá. Nós enviaremos pelo correio, o
equipamento acompanhado, inclusive, por uma chavezinha que vai lhe
permitir instalar mais de uma antena, caso você queira, para poder
ver inclusive centenas de canais de televisão, gratuitamente, da
mais alta qualidade. No mesmo site tem todas as informações sobre o
equipamento, inclusive um explicativo completo que coloquei lá para
responder a todas as suas perguntas e dúvidas. Leia
lá.
Funciona em todo o Brasil
Carta à ANATEL e ao
Ministro das Comunicações
Protesto contra o
péssimo serviço oferecido pelas operadoras de celular
Prezados amigos:
Diante do péssimo serviço que as operadoras de
telefonia celular estão prestando em todo o País, quando as pessoas estão
sendo tratadas apenas como "pagadoras de contas", sem ter direito a
uma comunicação pelo menos satisfatória, em um serviço que tem tudo para
ter a melhor qualidade possível, haja vista a maravilhosa tecnologia que
existe no mundo atual, mas deixa a desejar e chega a ser pior que a
telefonia dos tempos do analógico, em razão da recente proibição imposta
pela ANATEL para que a TIM, a CLARO e a OI não vendam novos chips, eu
encaminhei via email e pelo correio, registrado e com Aviso de
Recebimento, a correspondência abaixo para o Ministro das Comunicações,
Sr. Paulo Bernardo Silva, e para o Presidente da ANATEL, Sr. João Batista
Rezende.
Conforme todos sabem, se chega uma carta só a um órgão
desses, normalmente eles não dão a atenção devida, mas se chegam milhares,
ainda mais provenientes de várias partes do país, aí a coisa já toma outro
rumo, haja vista o efeito de uma manifestação de grande
abrangência.
Por conta disto, resolvi enviar a carta para todos os
meus amigos, peço para que dêem uma lida e, caso venham a concordar com o
que eu escrevo e pleiteio, por favor, enviem também um email tanto para o
Presidente da ANATEL quanto para o Ministro das Comunicações, dizendo que
concordam com o pleito.
Peço também que retransmitam este email para o maior
número possível de amigos, conhecidos, desconhecidos, para imprensa e pra
todo mundo que for possível, porque quanto mais gente mandar a sua
manifestação para Brasília maior é a possibilidade de um efeito
positivo.
Se puder mandar para a imprensa da sua região,
locutores de rádio, jornalistas, etc... melhor ainda.
Anote aí os emails dos destinatários:
Ministro das Comunicações - gabinete@mc.gov.br
Presidente da ANATEL - presidencia@anatel.gov.br
Está aí o documento para a sua apreciação:
São Paulo, 25 de julho de 2012.
De: Alamar Régis
Carvalho
Para: Exmo. Sr.
Paulo Bernardo Silva
MD Ministro das
Comunicações
Ilmo.
Sr. João Batista de
Rezende
MD Presidente da
ANATEL
Senhor Ministro e Senhor
Presidente da ANATEL:
Eu, Alamar Régis Carvalho,
Analista de Sistemas, escritor, radialista, diretor de televisão,
atuante na área de Tecnologia, residente na cidade de São Paulo, SP,
através deste documento, que certamente será subscrito por milhares
de leitores que tenho, de Norte a Sul do País, venho pedir que os
senhores não cedam às apelações das companhias operadoras de
telefonia móvel do País, que a todo custo tentam reverter a recente
determinação da ANATEL de proibi-las de comercializar chips de
telefones, até que se disponham a oferecer serviços dignos,
eficientes e decentes para a população brasileira, sem espertezas e
sem malandragens, pelos motivos que relaciono nesta carta e que
tenho certeza de que todo brasileiro, usuário da telefonia móvel,
está de acordo.
Neta oportunidade coloco-me
aqui, também, a protestar, veementemente, caso a imprensa venha a
noticiar que está sendo pedida a cabeça do Presidente da ANATEL,
posto que, como um brasileiro que não é idiota, saberei muito bem
que algum deputado, ou alguns políticos influentes, safados,
obviamente “trabalhados” por alguns milhões dos elevados lucros
dessas operadoras, terão sido comprados para promoverem essa
provável derrubada.
Eis a exposição dos
motivos:
Banda
insuficiente
Todo profissional da área
sabe que a telefonia digital, assim como a internet, para funcionar
depende do que chamamos de banda, que no inglês é chamado de
“bandwidth”.
Os senhores sabem que uma
largura de banda instalada para atender, por exemplo, 10 milhões de
usuários, em qualidade aceitável, não conseguirá atender a 20
milhões porque muita gente não conseguirá realizar as ligações e as
que conseguirão, certamente, falarão em qualidade
sofrível.
É exatamente o que está
acontecendo com as operadoras de telefonia celular que, obviamente
preocupadas apenas em faturar, não investem no item básico para
funcionamento dos serviços, que é a banda de tráfego.
Elas se aproveitam da
ignorância do público usuário e até mesmo do elemento de imprensa,
que não tem a menor idéia do que seja isto e nem tem obrigação de
saber, para praticar o engodo que vêm praticando, enganando a todo
mundo sem que o usuário entenda o que está acontecendo e, por isto,
não ter elementos para esboçar qualquer tipo de protesto.
É a mesma malandragem que
fazem as companhias aéreas com o famoso “over book”, quando vendem
passagens aéreas além da capacidade do avião. Se dez passageiros
faltarem ao vôo, outros dez, dentre as passagens que foram vendidas
a mais, conseguem embarcar, mas se todos comparecerem, os excedentes
serão prejudicados, e que se danem.
É por isto que muita gente
não consegue fazer ligações.
Torres
compartilhadas
Não tem sentido que cada
operadora tenha que ter a sua rede de torres exclusivas, espalhadas
pelas cidades, o que gera um congestionamento absurdo, ocupação
desnecessária de espaço, maior consumo de energia e maiores
problemas de saúde para a população.
Sugiro que a ANATEL
determine imediatamente
Isto tecnicamente é
possível, já que uma torre tem capacidade para suportar antenas de
serviços que operam com freqüências diferentes, sem que um serviço
interfira no outro.
Assim como a ANATEL traça os
planos básicos, com as limitações de potências de transmissores para
emissoras de rádio e televisão, por que não passar, também, a criar
planos básicos para a instalação de torres de telefonia móvel,
traçando os pontos que as mesmas devem ser instaladas e determinando
que as operadoras as compartilhem?
Seria muito melhor para
todos, para as próprias operadoras e principalmente para a saúde da
população.
“Nosso sistema está fora do
ar”
Que a ANATEL determine que
acabem com essa safadeza, que já está muito manjada, mas que a
população não sabe, porque não conhece como a coisa realmente
funciona.
Se um cliente telefona para
uma operadora, seja ela de telefonia móvel, fixa ou TV por
assinatura, a fim de reclamar alguma coisa ou cancelar algum
serviço, eles dão a desculpa do tal “Nosso sistema está fora do ar, ligue novamente
em outro momento”.
Sabe-se muito bem que isto é
mentira, é safadeza e é conversa fiada, para matar o cliente no
cansaço, fazendo com que ele desista de reclamar, porque não é
negócio cancelar serviço nenhum.
Eu já fiz este teste, várias
vezes. Em seguida, se o cliente ligar novamente, a partir de outro
número, diferente do primeiro que ligou, e disser que quer COMPRAR
algum serviço, que quer aumentar o valor do seu plano, nunca o
sistema está fora do ar e eles estão sempre prontos e eficientes
para atender.
Quem conhece a eficiência
tecnológica dos dias atuais, sobretudo no campo da informática, sabe
muito bem que não tem o menor sentido que os sistemas fiquem tanto
fora do ar, como alegam as operadoras, apesar da existência de mais
de 250 milhões de linhas telefônicas no País.
Existe, sim, probabilidade
de congestionamentos de sistemas, mas não na quantidade exagerada
como alegam em nosso país.
É mentira, é safadeza, é
conversa fiada e a ANATEL deve agir energicamente, para coibir mais
esta malandragem, que é um abuso.
Sugiro que a ANATEL
determine o seguinte procedimento:
“Aguarde um momento, que
estamos providenciando”
É outro tipo de safadeza
praticada pelas operadoras, que deixam o cliente pendurado na linha
por muito tempo, as vezes até em períodos que se aproximam ou passam
de uma hora, sob a alegação de que estão resolvendo o problema,
quando sabemos que o operador não está fazendo coisa nenhuma, em
relação àquele atendimento, apenas está tentando matar no cansaço,
já que sabem que muitas pessoas são ocupadas e não podem perder
tanto tempo grudadas ao telefone para resolverem certos
problemas.
O pior é que, muitas vezes,
depois de mais de meia hora esperando, eles derrubam a ligação, ou a
ligação cai por deficiência do sistema, o cliente fica obrigado a
ligar novamente, passar por toda a URA (Unidade de Resposta
Audível), ter que digitar irritantes opções de números...
Para o serviço X, digite 1; para o
serviço Y, digite 2; para o serviço N, digite 3... até
chegar onde deseja, se chegar, para depois ter que começar tudo de
novo, porque eles nunca armazenam os dados nos computadores, de
propósito, para causarem a irritação psicológica com os pedidos
repetidos de NÚMERO DO TELEFONE, CPF, IDENTIDADE, DATA DE
NASCIMENTO, etc... faltando pedir até que informe o tipo de
sangue.
Sugiro que os senhores
determinem:
Repetir novamente o número do
telefone
É outra safadeza praticada.
Quando um usuário liga para uma operadora, ela tem, automaticamente,
o número de origem da ligação na frente do atendente, pelo seu
identificador de chamada, o antigo “Bina”, sem a menor necessidade
que eles peçam para que diga qual o número que está ligando.
Na maioria dos sistemas
pedem para que digitem o número desse telefone no próprio teclado,
informação esta que também fica registrada lá, mas, mesmo assim,
eles pedem, de novo, que o usuário fale qual é o número. É um
absurdo.
É evidente que se trata de
um processo de irritação psicológica, com objetivos de fazer com que
o usuário desista da reclamação.
Sabemos que as telefônicas
precisam se assegurar de que quem está ligando é mesmo o titular da
linha, para segurança dela e do cliente, todavia o que eles fazem é
exagero e é abuso.
Propagandas por áudio ou por
texto
Abusam desta prática. Elas
mandam propagandas e mensagens irritantes, não solicitadas pelo
usuário, muitas vezes o desconcentrando dos seus afazeres, sendo
obrigados a atender ao telefone pensando que se trata de coisa
útil.
O pior é que o cliente, para
se ver livre disto, é obrigado a ligar, enfrentar a “via crucis” da
URA, anotar protocolo, repetir várias vezes qual é o seu CPF, DATA
DE NASCIMENTO, ENDEREÇO, etc... para dizer que não quer receber
aquele tipo de ligação.
Informam que ele pode
cancelar, respondendo a mensagem com a palavra “SAIR”, mas nem
sempre esta operação funciona.
O pior de tudo é o “O serviço será cancelado dentro de X dias úteis,
meu senhor”, quando qualquer técnico da área sabe que um
comando de computador, dado naquele momento pelo operador, cancela o
serviço imediatamente.
Sugiro que a ANATEL
determine a inversão desse tipo de operação:
Deixe o seu recado. Mas
cobram
“Sua chamada está sendo encaminhada para a caixa
postal e estará sujeita a cobrança”.
Outro procedimento que é uma
grande exploração ao usuário, é quando uma ligação não consegue ser
completada e eles impõem que o usuário “deixe o seu recado” e
tarifam o tal do recado.
A maioria das pessoas não
percebe que esses recados, que muitas vezes nem são gravados, são
tarifados, já que eles usam uma locução bem rápida, para que o
processo de gravação comece logo e o cliente não tenha tempo de
desligar o telefone rápido, a fim de evitar o
procedimento.
Sugiro que a ANATEL
determine:
Cobranças indevidas e o pedido
de “desculpas” depois
Têm sido comuns as aparições
de cobranças de serviços que o cliente não solicitou, como, por
exemplo, serviço de internet para quem não quer usar internet por
celular, serviço de gravação de agenda, serviço de rádio e vários
outros.
Alegam que o serviço de
internet foi tarifado porque o cliente usou, talvez até mesmo sem
querer ou sem saber que estava usando, posto que alguns aparelhos
terminam fazendo acesso automático à internet, sem que o seu usuário
saiba.
Sugiro que a ANATEL
determine:
Para a sua segurança, esta
ligação está sendo gravada.
Elas dizem que a ligação
está sendo gravada, mas para a segurança delas e não do
cliente.
Já que esse tipo de
informação, certamente, fica gravado em um banco de dados,
provavelmente em MP3, indexado pelo número do protocolo, sugiro que
a ANATEL determine:
CONCLUSÃO
Que continue a proibição da
venda de novos chips, até que providenciem infra-estrutura para que
esses novos usuários tenham condições de comunicação, caso contrário
essas novas vítimas serão apenas pagadores de contas.
Se a ANATEL liberar as
vendas, agora, sem mudança alguma, vai congestionar mais ainda o
serviço que já está degradado e a comunicação de telefonia móvel
ficará inviabilizada.
Peço providências em relação
às sugestões que fiz aqui.
Atenciosamente.
Alamar Régis Carvalho - alamarregis@redevisao.net
Analista de Sistemas,
Escritor, ANTARES Dinastia
|
Se você achar que o documento é pertinente, por favor,
passe-o em frente e peça para que todos os seus amigos e conhecidos o
encaminhem, também, para os dois órgãos públicos, dizendo que apóiam e
concordam com o que é solicitado, para que todos vejam que o problema é
sério e que atinge a muitas pessoas em todo o Brasil.
Abração.
Alamar Régis
Carvalho
Analista
de sistemas, escritor e ANTARES Dinastia
Ah, tem um aviso aos
meus amigos: Você, que gosta de receber os
artigos do Alamar, dê uma entradinha no meu site pessoal, e se cadastre
lá, como amigo do Alamar. É fácil, basta clicar em CADASTRA AMIGOS,
que está logo no menu ao lado esquerdo do site. Caso você já receba os
emails, personalizados, é porque você já consta em meu banco de dados.
Mesmo assim peço para que entre lá, a fim de atualizar as informações,
para efeitos de estatística apenas. Basta colocar o seu email que o
sistema mostra os dados que temos gravados.. Agradeço pela atenção e o
carinho dos amigos.
Alamar
Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor, AINSF Dinastia -
São Paulo, SP
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