sábado, 25 de fevereiro de 2017

A MATEMATIZAÇÃO DA ECONOMIA POLITICA

León Walras era formado em matemática e simpatizante da economia por influência do pai. Como titular da cadeira de economia politica no curso de direito da Universidade de Lausane, na suíça, ele deu inicio a matematização da  Economia Politica. Como era de se esperar a sua sala de aula ficou vazia. Advogado não gosta de matemática, se gostasse seria engenheiro. Estávamos lá pelos idos do século XIX e as ciências do conhecimento ainda estavam muito condensadas. No campo do direito predominava o direito civil como o pai do direito desde o seu nascedouro no corpus iuris civilis da Roma antiga. A engenharia se resumia na engenharia civil que congregava tudo que fosse relacionado à sua área.
Em Lausanne a reitoria não queria demitir um homem que tanto contribuíra para o saber e notadamente para a  universidade. Mas precisavam salvar a matéria que ocupava papel importante no currículo. Diante disso,  decidiram passar Walras para o cargo de professor emérito, enquanto saiam a campo  procurando por um professor que estivesse à altura de sucede-lo. Dentre os postulantes sobressaiu o nome de Vilfredo Pareto,  já conhecido por dividir como Gaetano Mosca a paternidade da Teoria das Elites, que revolucionou a Ciência Política. Além da Teoria no campo das ciências politicas, ele já tinha importantes trabalhos no campo da economia. Era presidente de uma companhia ferroviária na Itália, mas com a ascensão de Mussolini ao poder passou a ser perseguido pelo regime fascista e este fato prejudicava a empresa que dirigia. Pareto foi aceito para o cargo e trocou a sua  Itália pela Suiça.
Assim como Walras, Pareto que era engenheiro pertencia a escola cartesiana e este fato iria marcar a sua atuação em Lausane. Embora advertido por Walras para não introduzir a matemática no curso de Economia Política, Pareto não resistiu ao fascínio do trabalho desenvolvido por Walras e passou a complementá-lo e avançando em novas teses, desagradando os acadêmicos de direito que o receberam com efusão dado ao extenso e importante currículo do novo mestre. O resultado foi o esperado, a sala de aula de Pareto ficou às moscas e ninguém para ouvir as suas elucubrações da teoria econômica. Com isso, importantes avanços da Economia e futura engenharia Econômica ainda nem sonhada, ficava nas cabeças de Walras e Pareto.
Todavia, do trabalho deles acrescido por outros importantes nomes que vieram, iria surgir um dos mais importantes braços do capitalismo: as Ciências Econômicas ou Economia. Por outro lado, a Economia Política mantinha o seu status de ciência social, estudando as consequências das medidas econômicas na sociedade. A economia politica mantém estreitos laços com a administração pública e a ciência política.

ANTÔNIO AMÂNCIO DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: