sábado, 19 de janeiro de 2013

ENQUANTO ISSO EM UMA UNIVERSIDADE PELO MUNDO

Segundo um novo estudo publicado no periódico PLOS ONE, a cor dos olhos, que por sua vez está relacionada a características faciais, pode influenciar nossa percepção de confiabilidade.
Isso significa que pessoas de olhos castanhos são vistas como mais confiáveis do que pessoas de olhos azuis e verdes, por exemplo.

A pesquisa
Os pesquisadores da Universidade Charles, em Praga (República Tcheca) pediram que 238 estudantes universitários, com idade média de 23 anos, olhassem fotografias faciais de 40 mulheres e 40 homens e os classificassem como mais ou menos confiáveis.
A cor dos olhos teve um efeito significativo: os rostos de olhos castanhos foram percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis e verdes.
A morfometria geométrica, por sua vez, revelou correlações significativas entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Assim, o formato do rosto também demonstrou um efeito significativo sobre a percepção de confiabilidade, mas apenas para rostos masculinos.
Para determinar se esta percepção estava sendo influenciada principalmente pela cor dos olhos ou pelo formato do rosto, os cientistas recoloriram os olhos nas mesmas fotos faciais masculinas e repetiram o teste.
Desta vez, a cor dos olhos não teve efeito sobre a confiabilidade percebida. Sendo assim, os pesquisadores acreditam que, embora os rostos de olhos castanhos sejam percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis, não é a cor dos olhos em si que causa a forte percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas com olhos castanhos.
“Não é a cor dos olhos, mas o formato do rosto associado com a cor dos olhos que causa a maior percepção de confiabilidade”, disse o principal autor do estudo, Karel Kleisner.
Em geral, os rostos julgados como mais confiáveis eram mais estreitos, com olhos maiores, queixos maiores, sobrancelhas mais proeminentes e bocas mais amplas com lábios orientados “para cima”. Essas características são associadas com olhos castanhos. Segundo Kleisner, elas dão uma cara de bebê ou aparência alegre às pessoas, o que talvez faça os outros as perceberem como mais confiáveis.
Por outro lado, olhos azuis tendem a ser menores; assim, os rostos dessas pessoas são mais “pontudos” e suas sobrancelhas mais distantes.
Mas, apesar de serem vistas como menos confiáveis, pessoas de olhos azuis podem ter algo a seu favor – pelo menos no norte da Europa. Os olhos azuis são muito comuns nessa parte do mundo, provavelmente porque são considerados mais atraentes, diz Kleisner. A preferência para os olhos azuis pode “compensar” a percepção de falta de confiabilidade.
Veja o artigo completo sobre o assunto publicado na PLOS ONE (em inglês) aqui. 

Nenhum comentário: