domingo, 25 de outubro de 2009

DEUSA BASTET

Mulheres descartáveis




21/10/2009 08:56

O vale tudo emocional que vivemos nos últimos anos não é lugar para moças de família
Ivan Martins

Revista Época
IVAN MARTINS É editor-executivo de ÉPOCA

Michel Houellebecq é um escritor francês de péssima reputação entre as mulheres. Escreveu Partículas Elementares, livro em que lança mão de uma ciência duvidosa (a sociobiologia) para defender uma tese controversa: a de que a revolução sexual liquidou as chances de felicidade feminina.

O livro sugere que as mulheres se tornaram objetos de prazer descartáveis, que perderam o amparo que as estruturas tradicionais costumavam oferecer. Envelhecem, perdem o atrativo e a função reprodutiva e vivem à mercê dos filhos, cada vez menos respeitosos. É pessimista a não poder mais. Quem quiser ter contato com uma versão adocicada do livro pode pegar o filme nas locadoras, com o mesmo nome.

Desde a primeira vez em que tive contato com as idéias de Houllebecq elas me deixaram um gosto esquisito na boca. Por me considerar profundamente feminista, briguei silenciosamente com elas. Por ser, como o autor, um tanto pessimista, não consegui me livrar inteiramente da impressão de que as mulheres, de alguma forma, estão sendo enganadas pela história: no momento da sua maior conquista, no momento da liberdade e da igualdade de direitos, muitas se descobrem de mãos e vidas vazias.

Na semana passada aconteceram duas coisas que reforçaram meu pessimismo.

Primeiro, publicamos aqui na ÉPOCA uma reportagem perturbadora sobre infelicidade feminina. Desde 1972, ano após ano, um percentual cada vez maior de mulheres se diz infeliz com a própria vida, enquanto um número cada vez maior de homens se diz feliz com a deles. Quando a pesquisa começou, logo depois da revolução social e sexual dos anos 60, as mulheres eram muito mais felizes e esperançosas do que os homens. Agora a situação se inverteu. Pior: as mulheres ficam cada vez mais tristes à medida que envelhecem, enquanto os homens ficam mais satisfeitos.

Outra coisa que me deixou pessimista foi a conversa com uma amiga querida que já passou dos 40, tem filhos pequenos, nenhum marido e acabou de romper um namoro importante. Ela está desolada, tomada pela sensação de que as dores de amor são cada vez maiores, o tempo de recuperação é cada vez mais longo e a paixão, que viria a enterrar a dor passada, é cada vez mais rara. Os filhos dão trabalho, a vida é dura e ela já não se sente atraente como costumava ser. Eu tentei animá-la o quanto pude, mas saí da conversa mais pesado do que entrei. Pensei no livro de Houllebecq.

Hesito em escrever o que planejei escrever agora. Faltam palavras e a convicção profunda. O sentido do que eu quero dizer me parece francamente conservador, ainda assim talvez seja a coisa certa a ser dita. Talvez. Considerando, então, que as dúvidas podem ser melhores que as certezas, avancemos.

SAIBA MAIS

Pode ser que a revolução dos costumes tenha traído as mulheres, como sugere Houllebecq. Digo isso e me lembro, imediatamente, de mulheres bem-sucedidas e livres que eu conheço. Elas tocaram sua vida sem se lixar para preconceitos e para a tutela dos homens. Criaram seus filhos de forma não convencional. Tiveram maridos, mas nunca foram prisioneiras de casamentos. São filhas dos anos 60. Agora estão chegando aos 50 ou 60 no controle das próprias vidas. Têm dinheiro, prestígio social e familiar e – não menos importante – estão acompanhadas. São felizes, me parece. Mas talvez sejam exceções: personalidades exuberantes, talentos privilegiados que teriam dado certo em qualquer época e qualquer ambiente.

A maioria das mulheres acima de 40 que eu conheço não é assim. A maioria é gente normal, que viveu as liberdades herdadas dos anos 60 e 70 como teria vivido o conservadorismo anterior, com naturalidade. Não eram revolucionárias. Elas acreditaram na ideia da época de que poderiam ser sexualmente livres, economicamente independentes e que tinham pleno direito à felicidade. E não foi bem assim que aconteceu. O sexo escasseia quando se deixa de ser jovem e bonita. A independência econômica ainda é uma miragem para homens e mulheres. E a felicidade, agora se sabe, não é sinônimo de liberdade e igualdade. Talvez seja o contrário, o que seria muito humano.

Parte dos problemas femininos se deve ao comportamento dos homens. Antigamente, eles ficavam no casamento, ainda que não ficassem necessariamente em casa. Manter os filhos era obrigação primordial do pai. Agora os homens vão embora e frequentemente deixam às mulheres a tarefa de criar os filhos. E está tudo bem. Não dão dinheiro suficiente e nem atenção suficiente. E está tudo bem. Na cultura de “vamos ser felizes”, herdada dos anos 60, que se espalhou por todas as classes sociais, a obrigação essencial de cada um é com a própria felicidade. A noção de dever e de obrigação vai se esgarçando até não significar coisa nenhuma. Lealdade (sobretudo sexual e afetiva) é uma palavra anacrônica. Vem junto com “traição” na lista daquelas que se usa entre parênteses.

Lembro de uma história exemplar que me contaram anos atrás. Está o pescador bonitão na praia, fumando um baseado com uma turista no colo, quando chega a mulher dele, completamente descontrolada. Ela berra com o sujeito que ele não tem ido pra casa, que ela e as crianças estão passando necessidade, lembra que ele é o marido dela, que ele é pai, pelo amor de Deus! Incomodado, mas sem tirar a gatinha do colo, o pescador responde à mulher: “Pô, para de me sufocar. Me deixe em paz. Eu preciso de espaço”... Nessa história tem uma mulher que chora e outra mulher sentada no colo do pescador. Além de um pescador safado.

Outra história, essa tirada de um filme: no final de "Terremoto" (de 1974), um sexagenário interpretado por Charlton Heston tem de escolhe entre salvar-se com a jovem e linda amante ou encarar a morte em companhia da mulher envelhecida (e chata) de toda a vida, interpretada por Ava Gardner no crepúsculo da sua beleza. O sujeito hesita por uma fração de segundo e mergulha para morrer com a velha companheira. Se hoje Tarantino filmasse essa cena seria chamado de exagerado. Lealdade saiu de moda.

É claro que a culpa pela infelicidade feminina não é dos homens. Nas últimas décadas as mulheres puderem fazer escolhas. Elas decidiram com quem e como gostariam de viver. Quantas vezes iriam casar ou se separar. Quando e em que circunstância seriam mães (esquecendo, por um segundo, que o aborto ainda é crime no Brasil). Se deixaram de perseguir a própria carreira (ou o sonho) com a dedicação que ela (ou ele) merecia, isso foi escolha, não imposição. Pelo menos na classe média. Se perseguiram a carreira e agora se sentem sozinhas, também isso foi resultado de escolha. O segundo filho, o casamento tedioso, a solidão apavorante: tudo decorre das escolhas. O amor que arrebata também. A família feliz também. A estabilidade. A luta na trincheira do lar. O que não é escolha é azar, como o abandono. Ou sorte, que também existe.

Assim tem vivido a minha geração. Ela fez e faz escolhas dentro daquilo que Brecht chamava de “o tempo que nos foi dado viver”. E eu acho que esse tempo tem beneficiado mais os homens que as mulheres. E, dentre as mulheres, tem beneficiado mais aquelas que fizeram opções mais conservadoras. Ainda é arriscado para as mulheres viver com a liberdade dos homens. O custo dos erros e dos azares não é o mesmo. E, ao longo do tempo, vai se tornando mais alto para as mulheres. Esse é o tema de Houllebecq. Homens não engravidam e raramente ficam com os filhos. Homens viajam mais leve pela vida e pelo mundo do trabalho. Homens (ainda) não dependem tão fundamentalmente da juventude e da beleza. Usufruem mais do mundo e por mais tempo. Estão mais bem aparelhados para viver o cada-um-pra-si do planeta egoísmo.

A que isso nos leva? A uma segunda revolução dos costumes, eu acho. Na primeira, quarenta anos atrás, homens e mulheres ficaram “iguais”. Na segunda, talvez a gente descubra que as mulheres – as mães dos nossos filhos – precisam de um grau adicional de proteção social, de lealdade afetiva e de celebração nas suas funções tradicionais. Sem hierarquias. Sem “ordem natural” masculina. Gente com poder igual, mas com necessidades diferentes.

Em 1875, descrevendo uma utopia, Karl Marx escreveu que a sociedade ideal deveria dar às pessoas de acordo com as sua necessidade e receber delas de acordo com a sua capacidade. Talvez muitas mulheres estejam dando mais do que deveriam e recebendo menos do que precisam, em vários terrenos. Talvez por isso as pesquisas mostrem que elas estão cada vez mais tristes. Talvez por isso a minha amiga esteja destroçada. A simpática barbárie de costumes em que vivemos nos últimos anos pode não ser um bom ambiente para moças de família. Ou para as moça construírem direito suas famílias.

(Ivan Martins escreve às quartas-feiras.)
Fechar

sábado, 24 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1
EDITAL Nº 01 DO 1º VESTIBULAR DE 2010
DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG)
O Reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Caio Mário Bueno Silva, no uso de suas atribuições legais de
acordo com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro
de 2008, torna público o lançamento do presente Edital e faz saber aos interessados que estarão abertas, de 08 de outubro
a 17 de novembro de 2009, as inscrições para os cursos superiores do 1º Vestibular, com validade para o 1º semestre
letivo de 2010.
DOS CURSOS SUPERIORES
1. DOS OBJETIVOS DOS CURSOS
Os cursos oferecidos têm como objetivo formar profissionais aptos a exercer atividades específicas no
trabalho, com escolaridade correspondente ao nível superior.
Para isso, conjugam conhecimentos técnicos e tecnológicos com uma prática pedagógica que privilegia a
resolução de problemas, com foco no desenvolvimento da autonomia do sujeito.
2. Dos Cursos Oferecidos
2.1 Os quadros de 01 a 06 mostram as características dos cursos ofertados pelo IFMG.
QUADRO 1 – CAMPUS BAMBUÍ
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Bacharelado em Administração Quatro anos Noturno 40
Bacharelado em Zootecnia Quatro anos e meio Diurno 40
Tecnologia em Alimentos Dois anos e meio Diurno 36
Licenciatura em Física Três anos Noturno 35
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Dois anos e meio Matutino 30
Engenharia de Produção Cinco anos Diurno 40
TOTAL 221
QUADRO 2 – CAMPUS CONGONHAS
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Engenharia de Produção Cinco anos Noturno 40
Licenciatura em Física Quatro anos Noturno 40
TOTAL 80
QUADRO 3 – CAMPUS FORMIGA
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Licenciatura em Matemática Quatro anos Noturno 40
Tecnologia em Gestão Financeira Três anos Noturno 40
Engenharia Elétrica Cinco anos Integral 40
TOTAL 120
2
QUADRO 4 – GOVERNADOR VALADARES
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Engenharia de Produção Cinco anos Noturno 30
Tecnologia em Gestão Ambiental Três anos Noturno 40
TOTAL 70
QUADRO 5 – CAMPUS OURO PRETO
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Tecnologia em Conservação e Restauro Três anos Noturno 36
Licenciatura em Física Quatro anos Noturno 40
Licenciatura em Geografia Quatro anos Noturno 40
TOTAL 116
QUADRO 6 – CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
CURSOS DURAÇÃO TURNO VAGAS
Tecnologia em Silvicultura Três anos Diurno 35
Licenciatura em Matemática Quatro anos Noturno 40
Bacharelado em Sistema de Informação Quatro anos Diurno 70
TOTAL 145
2.1.1 O número total de vagas ofertadas pelo IFMG para os cursos superiores é de 752.
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES
O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até o final do período letivo de 2009, não podendo ter
dependência, para efeito de matrícula.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO
a) As inscrições para o 1º Vestibular 2010 estarão abertas do dia 08/10/2009 a 17/11/2009.
b) O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto bancário impresso GRU
Simples, exclusivamente, no Banco do Brasil. O pagamento da taxa será feito em dinheiro e/ou débito em conta
corrente, que poderá ser efetuado até o dia 18/11/2009, impreterivelmente.
4.2 DO PROCEDIMENTO E DOS LOCAIS DE INSCRIÇÃO
a) A inscrição será feita pela Internet, no sítio http://www.ifmg.edu.br.
a1) Ao fazer a inscrição, o candidato deverá escolher o local em que fará as provas.
b) É de responsabilidade do candidato ou seu responsável legal o correto preenchimento on-line da ficha de
inscrição e do questionário socioeconômico e a observância de todas as informações contidas.
c) O candidato com necessidades especiais, tais como prótese metálica, prótese auditiva, marcapasso, e por
motivo grave de saúde deverá prestar informações no ato da inscrição para que as Comissões Permanentes de
Vestibulares (COPEVEs) tomem as providências cabíveis para a realização da prova no local escolhido pelo
candidato.
c1) Os documentos comprobatórios, como laudos médicos ou documentos equivalentes, devem ser
apresentados até o último dia de inscrição, pessoalmente ou por procuração registrada em cartório, para a
coordenação local da COPEVE do campus para o qual o candidato se inscreveu.
3
d) Serão disponibilizados espaços físicos nos campi para que os interessados possam efetuar sua inscrição,
sendo que esses espaços funcionarão nos dias úteis, de acordo com o horário de cada campus, conforme o quadro 07.
QUADRO 7
CAMPUS HORÁRIO INFORMAÇÕES
BAMBUÍ No campus: 7h às 11h e 13h às 17h
Na NetFor Telecomunicações Globais Ltda – Filial Bambuí: 8h às 18h
(Rua Getúlio Vargas, 173 – Centro)
(37) 343-4900
CONGONHAS
No campus: 8h às 12h e 14h às 18h
Na ADECON: 14h às 18h (Av. Júlia Kubitschek, 585 – Centro)
(31) 3731-8100
FORMIGA No campus: 7h às 11h, 13h às 17h e 19h às 20h (37) 3321-4094
GOVERNADOR
VALADARES
Na UAB – ESCOLA ESTADUAL PREFEITO JOAQUIM PEDRO
NASCIMENTO: 7h às 11h, 13h às 17h e 19h às 22h
(Rua Sete de Setembro, 2479 – Centro)
(33) 3271-6759 – ramal 6
OURO PRETO No campus: 8h às 11h e 14h às 19h (31) 3559-2168
SÃO JOÃO
EVANGELISTA
No campus: 7h às 11h e 13h às 17h (33) 3412-2910
e) Ao efetuar a inscrição para cursos superiores, o candidato deverá indicar sua opção por utilizar sua nota
do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM - 2009) e o respectivo número de inscrição.
f) O candidato poderá alterar os dados informados pela internet até o dia 17/11/2009. A partir dessa data,
não serão permitidos em hipótese alguma, alterações nos dados da inscrição.
g) Os candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição deverão utilizar o mesmo CPF para fazer a
inscrição.
4.3 DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO
O candidato deverá verificar, no sítio http://www.ifmg.edu.br, entre os dias 04/10/2009 e 10/12/2009, se a sua
inscrição foi confirmada e deverá imprimir o cartão de inscrição. Caso haja algum problema, deverá entrar em
contato com a coordenação da COPEVE do campus para o qual fez a inscrição.
4.4 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Deverá informar um documento de identificação oficial com foto: Carteira de Identidade ou Carteira de
Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação ou Certificado de Reservista ou Passaporte e CPF do candidato, sendo
que o documento informado deverá ser apresentado no dia da prova.
4.5 DA TAXA DE INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
4
5. DA ESTRUTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS SUPERIORES
a) Será realizada uma prova única de conhecimentos gerais com 50 questões de múltipla escolha com
quatro alternativas e uma redação.
b) Cada questão de múltipla escolha possui o valor de 2,0 pontos, e a redação, o valor de 100 pontos.
c) A nota final atribuída ao candidato será definida da seguinte forma:
• pela soma entre a nota da prova de conhecimentos gerais e a nota da redação do vestibular ou
• a soma entre a nota obtida no ENEM 2009, exceto redação, desde que ela seja maior que a nota da
prova de conhecimentos gerais, e a nota da redação do vestibular.
c1) Para efeito de distribuição das questões de conhecimentos gerais, serão considerados os seguintes
critérios, de acordo com o quadro 08.
QUADRO 8
Área de Saber Disciplina Nº de Questões
Química 6
Física 6
Biologia 6
Ciências da
Natureza e
Matemática
Matemática 7
Língua Portuguesa 5
Literatura Brasileira 5
Linguagens e
Códigos
Língua Estrangeira (Inglês) 5
História Ciências 5
Humanas
Geografia 5
d) A referência para a elaboração da prova de conhecimentos gerais será aquela preconizada nos
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
e) O candidato que obtiver nota zero em pelo menos uma das áreas de saber ou na redação estará
eliminado do concurso.
5.1 Para a prova de Literatura Brasileira, indica-se a leitura da seguinte obra:
RAMOS, Graciliano. VIDAS SECAS. 99 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2006.
6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1 Das datas e horários das provas
As provas para o Vestibular serão realizadas no dia 12 de dezembro de 2009, conforme o quadro 09:
QUADRO 9
Data Horário Provas/Áreas
Manhã – 8h às 12h
Redação
Linguagens e Códigos
12/12/2009 Tarde – 14h às 18h Ciências Humanas
Ciências da Natureza
5
6.2 As provas serão realizadas nas seguintes localidades do estado de Minas Gerais:
CAMPI: BAMBUÍ, CONGONHAS, FORMIGA, OURO PRETO, SÃO JOÃO EVANGELISTA.
DEMAIS LOCALIDADES: CACHOEIRA DO CAMPO, CAPELINHA, DIAMANTINA, GOVERNADOR VALADARES,
IPATINGA, ITABIRA, ITABIRITO, ITAMARANDIBA, ITAOBIM, LAVRAS, MARIANA, NOVO CRUZEIRO, SÃO GOTARDO.
OBS.: O ENDEREÇO COMPLETO SERÁ DISPONIBILIZADO NO COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO
QUE PODERÁ SER CONSULTADO NO PERÍODO DE 23/11 A 05/12 DE 2009.
6.3 A realização das provas, em quaisquer localidades descritas, está condicionada à existência de, no
mínimo, 20 (vinte) candidatos efetivamente inscritos.
6.4 Caso haja necessidade de realização das provas em outra localidade, o candidato será informado
através do sítio www.ifmg.edu.br, com antecedência, do endereço em que deverá apresentar-se.
6.5 O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do
horário previsto para o seu início.
6.6 Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidatos após o início das provas, ficando estes
automaticamente eliminados do Vestibular.
6.7 O candidato que não comparecer às provas no dia, horário e local indicado em seu cartão de inscrição
será automaticamente eliminado do Vestibular.
6.8 No caso de motivo grave de saúde que não existisse no ato da inscrição que exija condições especiais
para fazer a prova, o candidato ou seu responsável legal deverá informar a sua necessidade à coordenação local da
COPEVE, comprovando-a através de laudo médico ou documento equivalente, até 48 horas antes do início da prova.
6.9 Durante a realização de todas as provas, será adotado o procedimento de identificação civil dos
candidatos que constará de verificação do documento de identificação e da coleta da assinatura, podendo haver o
registro da digital do candidato no cartão de respostas.
6.9.1 O candidato que se negar a ser identificado terá suas provas anuladas e, consequentemente, será
eliminado do Vestibular.
6.10 Ao IFMG reserva-se o direito de alterar o local, horário e as datas de realização das provas,
responsabilizando-se, contudo, por divulgar, em sua página eletrônica, na Internet, com a devida antecedência.
6.11 O candidato somente terá acesso ao local das provas mediante apresentação do comprovante de
inscrição e do documento de identificação com o qual fez a inscrição e estes deverão ficar disponíveis, sobre a
carteira, para os fiscais de prova de cada sala, durante todo o período de realização das provas.
6.12 O candidato deverá permanecer, no local de realização das provas, por 60 (sessenta) minutos, no
mínimo, a partir do horário de início das provas.
6.13 De acordo com a legislação vigente, não será permitido aos candidatos fumar durante a realização das
provas.
6.14 Somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha,
durante a realização das provas.
6.15 Durante a realização da prova é vedada ao candidato a utilização de relógio, telefone celular, pager,
beep, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que
desligados, além de armas de qualquer natureza, sob pena de ser retirado do local e ter sua prova anulada.
6.16 É vedado também ao candidato o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares durante a realização da
prova.
6.17 Os candidatos deverão preencher completamente a área correspondente à resposta no Cartão de
Respostas.
6
6.17.1 Os candidatos terão suas respostas anuladas se, no Cartão de Respostas, houver qualquer tipo de
marcação de duas ou mais opções ou se a marcação for insuficiente para o seu reconhecimento pelo sistema de
leitura óptica.
6.18 Em hipótese alguma será fornecido outro Cartão de Respostas.
6.19 Para preencher o Cartão de Respostas, o candidato deverá usar apenas caneta esferográfica azul ou
preta.
6.20 O candidato deverá assinar a folha de presença e o Cartão de Respostas, nas quais consta o número
de sua inscrição.
6.21 O candidato que faz uso regular de algum medicamento deverá tomar providências quanto à sua
aquisição ou porte antes do início da prova.
6.22 As COPEVEs não se responsabilizarão por perda ou extravio de bolsas, objetos, documentos ou
quaisquer materiais não autorizados nos locais das provas.
6.23 Os últimos três candidatos restantes em cada sala deverão sair juntos e assinarão a ata de aplicação da
prova.
7. DOS RECURSOS
7.1 Qualquer candidato tem o direito de impetrar recurso, no prazo de 48 horas, contados da hora de
divulgação:
7.1.1 do gabarito, contra qualquer questão que fizer parte do processo seletivo/vestibular;
7.1.2 da lista de classificação contra o somatório dos pontos.
7.2 O recurso deverá ser protocolado e encaminhado ao presidente da COPEVE do campus para o qual o
candidato se inscreveu.
7.3 O recurso deverá ser apresentado em folha separada para cada questão recorrida, com indicação do
número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da divulgada pelas COPEVEs, com argumentação lógica
e consistente, bem como a indicação clara da bibliografia pesquisada pelo candidato referente a cada questão.
7.4 Admitir-se-á um único recurso por questão, por candidato, devidamente fundamentado, sendo que não
serão aceitos recursos coletivos.
7.5 Serão rejeitados os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou, ainda, aqueles que
derem entrada fora do prazo.
7.6 Se o exame dos recursos resultar em anulação de questão, o ponto a ela destinado será atribuído a
todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
7.7 Se houver alteração do gabarito oficial, por força de provimento de algum recurso, os cartões de
respostas serão recorrigidos de acordo com o novo gabarito.
7.8 Se houver alteração da classificação final, por força de provimento de algum recurso, ocorrerá uma
reclassificação e será considerada válida somente a classificação final retificada, quando, então, será divulgado o
resultado oficial.
7.9 Os resultados dos recursos estarão à disposição dos candidatos nas sedes das COPEVEs em cada
campus.
7
8. DA UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO ENEM
8.1 O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do ENEM 2009 para
substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2010/1 para acesso aos cursos superiores.
8.2 O candidato que indicar, durante a sua inscrição, o desejo de utilizar a nota do ENEM 2009, terá a sua
nota na prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2010/1 substituída pela da prova de conhecimentos gerais do
ENEM 2009, desde que esta seja superior. Caso contrário, prevalece a nota obtida na prova de conhecimentos
gerais do vestibular 2010/1.
8.2.1 Em hipótese alguma será utilizada a nota da redação do ENEM 2009.
OBSERVAÇÃO: A NOTA DO ENEM/2009 SÓ SERÁ UTILIZADA SE FOR DIVULGADA PELO MEC/INEP
ATÉ 15 DE JANEIRO DE 2010.
9. DA CLASSIFICAÇÃO E DA ELIMINAÇÃO
9.1 A convocação dos candidatos classificados em segunda chamada será divulgada no sítio
http://www.ifmg.edu.br e nos campi de acordo com o Quadro 10.
9.2 Será eliminado do Vestibular o candidato que se encontrar em uma das situações especificadas a seguir:
a) obtiver nota zero na redação ou em uma das áreas da prova de conhecimentos gerais;
b) utilizar-se de meios fraudulentos durante a realização da prova;
c) apresentar informações falsas durante o processo de inscrição ou não conseguir comprovar as
informações por meio de documentação no ato da matrícula.
9.3 A classificação dos candidatos será feita por ordem decrescente do total de pontos obtidos no Vestibular
até o limite das vagas oferecidas no curso.
9.4 Havendo empate, será levada em conta a seguinte ordem de critérios:
• Maior nota na Redação;
• Maior nota na área de Linguagens e Códigos da prova de conhecimentos gerais;
• Maior idade.
10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado do Vestibular será divulgado, a partir do dia 08/01/2010, no sítio http://www.ifmg.edu.br e nos
campi do IFMG.
11. DA MATRÍCULA
11.1 Do período
a) Primeira chamada
A matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2010, nos horários e
locais especificados no Quadro 10 deste Edital.
b) Segunda chamada
O candidato deverá ficar atento à convocação para a matrícula dos classificados em segunda chamada, caso
haja, que ocorrerá conforme especificado no quadro 10 desse Edital.
8
QUADRO 10
CAMPUS HORÁRIO DIA
BAMBUÍ 7h às 11h e 13h às 17h 20 e 21/01/2010 – 1ª Chamada
25/01/ 2010 – 2ª Chamada
CONGONHAS
Na ADECON: 14h às 18h
(Av. Júlia Kubitschek, 585 – Centro)
20 a 22/01/2010 – 1ª Chamada
26 a 29/01/2010 – 2ª Chamada
FORMIGA 7h às 11h, 13h às 17h e 19h às 20h 20 a 22/01/2010 – 1ª Chamada
26 a 29/01/2010 – 2ª Chamada
GOVERNADOR
VALADARES
Na UAB – ESCOLA ESTADUAL PREFEITO
JOAQUIM PEDRO NASCIMENTO
7h às 11h, 13h às 17h e 19h às 22h
(Rua Sete de Setembro, 2479 – Centro)
20 a 22/01/2010 – 1ª Chamada
26 a 29/01/2010 – 2ª Chamada
OURO PRETO 14h às 20h 25 a 26/01/2010 – 1ª Chamada
01 a 05/02/2010 – 2ª Chamada
SÃO JOÃO EVANGELISTA 7h às 11h e 13h às 17h 18 a 22/01/2010 – 1ª Chamada
26 a 29/01/2010 – 2ª Chamada
11.2 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
a) O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula:
• duas fotos recentes 3x4;
• CPF próprio, original e fotocópia;
• carteira de identidade, original e fotocópia;
• certidão de nascimento ou casamento, original e fotocópia;
• documentos relativos ao serviço militar, original e fotocópia, para os maiores de 18 anos do sexo
masculino;
• título eleitoral e comprovação de ter votado na última eleição (1º e 2º turnos) ou documento oficial de
justificativa por não ter votado, original e fotocópia, para os maiores de 18 anos;
• certificado e histórico escolar, original e fotocópia, de conclusão do Ensino Médio, sem dependência.
b) Somente será aceita pelos campi a cópia do histórico escolar acompanhada do documento original, sendo
que este não será retido, em hipótese alguma.
c) O requerimento de matrícula poderá ser feito e assinado pelo próprio candidato, quando maior de 18 anos,
ou por terceiros, sendo que estes deverão apresentar procuração registrada em cartório assinada pelo candidato
com firma reconhecida e documento de identidade com foto.
d) Quando o requerimento de matrícula for feito por terceiros, a procuração ficará em poder da Diretoria de
Ensino dos campi.
e) Quando o candidato for menor de 18 anos, o requerimento de matrícula somente poderá ser assinado
pelos pais ou responsáveis legais, com apresentação de documentação comprobatória e fotocópia do documento de
identidade.
9
f) Quando o requerimento de matrícula não for feito pelos pais ou responsáveis legais, deverá ser
apresentada procuração registrada em cartório assinada por estes com firma reconhecida (ficará em poder da
Diretoria de Ensino dos campi) e documento de identidade com foto.
g) Perderá o direito à vaga o candidato convocado à matrícula que não comparecer no prazo estabelecido ou
não apresentar os documentos indicados neste edital.
h) Os candidatos não convocados em segunda chamada deverão ficar atentos para a possibilidade de
estarem presentes em futuras convocações, que serão afixadas nos campi e no sítio http://www.ifmg.edu.br.
i) No ano/semestre de ingresso do aluno novato dos campi, não será permitido o trancamento de matrícula.
12. DOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS
O programa das disciplinas estará especificado no Manual do Candidato, que estará disponível no sítio
http://www.ifmg.edu.br, no sítio de cada campus e nas COPEVEs, a partir do dia 15/10/2009.
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
a) As disposições e instruções contidas na Ficha de Inscrição, no Comprovante de Inscrição, nos Cartões de
Respostas e nas provas do Vestibular constituem normas que passarão a integrar o presente Edital.
b) Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a
ser publicados pelo IFMG.
c) Após 48 (quarenta e oito) horas da publicação da lista dos aprovados, não serão concedidos recursos de
qualquer natureza ou revisão de resultados.
d) A inscrição do candidato implica aceitação de todos os termos deste Edital.
e) Os Cartões de Respostas dos candidatos serão de propriedade das COPEVEs, que darão a eles a
destinação que lhe convier, passados 30 (trinta) dias da data de divulgação do resultado final do 1º Vestibular/2010.
f) As COPEVEs não se responsabilizarão por inscrição não recebida por motivos de natureza técnica
associados a computadores, a falhas de comunicação, a congestionamento de linhas de comunicação e a quaisquer
outros motivos de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados para consolidação da inscrição.
g) O IFMG, no exercício da autonomia didático-científica e administrativa, poderá, no decorrer do período de
integralização de cada curso, modificar currículos, ampliar ou restringir tempo de duração dos cursos. Poderá,
também, alterar as regras das relações criadas, de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade, visando
à formação integral do ser humano.
h) Ao IFMG reserva-se o direito de cancelar o 1º Vestibular/2010 para o(s) curso(s) em que o número de
aprovados seja inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das vagas. Em tal hipótese, o candidato poderá solicitar a
restituição do valor da taxa de inscrição.
i) Em nenhuma outra hipótese o valor da taxa de inscrição pago será restituído.
j) Atos de indisciplina praticados durante a realização das provas serão julgados pelas COPEVEs, que
poderão excluir o candidato do Vestibular, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
l) Os casos omissos serão resolvidos pelas COPEVEs.
Publique-se.
08 de Outubro de 2009.
Prof. Caio Mário Bueno Silva
Reitor do Instituto Federal Minas Gerais

sábado, 3 de outubro de 2009

Eu Tenho Saudades



Maria Lydia Eugenia

De tudo que marcou a minha vida...

Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,

quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,

eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,

de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades do presente,

que não aproveitei de todo,

lembrando do passado e apostando no futuro...

Sinto saudades do futuro, que se idealizado,

provavelmente não será do jeito

que eu penso que vai ser...

Sinto saudades de quem me deixou

e de quem eu deixei,

de quem disse que viria e nem apareceu;

de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito,

de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram

e de quem não me despedi direito;

daqueles que não tiveram como me dizer adeus;

de gente que passou na calçada contrária da minha vida

e que só enxerguei de vislumbre;

de coisas que eu tive e de outras que não tive

mas quis muito ter;

de coisas que nem sei que existiram

mas que se soubesse,

de certo gostaria de experimentar;

Sinto saudades de coisas sérias,

de coisas hilariantes, de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia

e que me amava totalmente,

como só os cães são capazes de fazer,

dos livros que li e que me fizeram viajar,

dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

das coisas que vivi e das que deixei passar,

sem curtir na totalidade;

Quantas vezes tenho vontade de encontrar

não sei o que, não sei aonde,

para resgatar alguma coisa que nem sei o que é

e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso

que poderia estar sentindo saudades

em japonês, em russo, em italiano, em inglês,

mas que minha saudade, por eu ter nascido brasileiro,

só fala português embora, lá no fundo,

possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar

sempre a língua pátria, espontaneamente,

quando estamos desesperados,

para contar dinheiro, fazer amor

e clarear sentimentos fortes,

seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples "I Miss You",

ou seja lá como possamos traduzir saudade

em outra língua, nunca terá a mesma força

e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima, corretamente,

a imensa falta que sentimos de coisas

ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...

Porque encontrei uma palavra para usar

todas as vezes em que sinto este aperto no peito,

meio nostálgico, meio gostoso,

mas que funciona melhor do que um sinal vital

quando se quer falar de vida e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis,

de que amamos muito do que tivemos

e lamentamos as coisas boas

que perdemos ao longo da nossa existência...

Sentir saudades, é sinal de que se está vivo e a vida,

mesmo com tantas saudades,

depois dos amigos, é o bem maior que possuímos!